Dicas de cabelos




Nós todas sabemos que os cabelos são a moldura do rosto, devem ser super bem tratados, e também sabemos o que não podemos fazer com eles, só que no dia-a-dia corrido fica difícil por vêzes de não cometermos um ou outro deslize…só que depois você não sabe porque seu cabelo está tão quebrado ou sem vida, ou armado…então aqui vão os dez pecadinhos retirados do site Corpo a Corpo, que você deve evitar se quiser manter seus cabelos como aliados de sua beleza…

1-Pentear o cabelo encharcado
Nunca desembarace os fios molhados. Isso porque eles estão colados e entrelaçados pela água. Ao tentar passar o pente, muitos serão partidos ao meio. O resultado é um cabelo arrepiado, quebrado em diversos tamanhos e com pontas bifurcadas. Argh! Segundo João Carlos Pereira, dermatologista da Clínica Derm (SP ), é essencial aplicar um creme desembaraçante e esperar o cabelo secar e “soltar” um pouco. E pentear sempre com pentes de madeira.

2-Ir ao cabeleireiro só duas vezes por ano
A manutenção do corte é fundamental. “Não adianta aparecer só a cada seis meses no salão, e ainda pedir para cortar apenas as pontinhas”, alerta Erika Kaneshiro, assessora de imagem pessoal do salão Llongueras Brasil (SP ). Com o tempo, o fio sofre uma descamação, que começa nas pontas. Se não for aparado a cada 90 dias (no máximo), essa descamação avança por todo o comprimento. E não adianta você mesma tentar aparar as madeixas – deixe isso para os profissionais.

3- Passar condicionador da raiz às pontas
A raiz do cabelo produz um óleo que lubrifica e transporta os nutrientes até as pontas. “O condicionador na raiz entope os bulbos que produzem esse óleo, o que pode levar à queda, caspa e dermatite”, diz Erika Kaneshiro. Além disso, com o tempo, o uso exagerado do produto pode deixar o cabelo com aspecto pesado, e mais oleoso que de costume. Assim, depois das lavagens, quem tem fios longos deve aplicar o condicionador da altura do queixo para baixo. Já para os curtos, dê preferência para cremes sem enxágue, que hidratam e ajudam a controlar o frizz.

4- Dormir com a cabeça molhada
O cabelo demora, em média, 24 horas para secar naturalmente. “Deitar com o cabelo molhado favorece o desenvolvimento de dermatites e fungos, que encontram no couro cabeludo quente e úmido o ambiente ideal. Isso, por sua vez, pode ocasionar coceira, seborreia, caspa ou até a queda”, diz o dermatologista Valcinir Bedin (SP ). O mesmo acontece quando se prende os fios ainda úmidos. Assim, procure lavá-lo sempre pela manhã, enxugando bem. E evite prender os fios molhados.

5- Cabelo escaldado
Assim como o jato do secador, a temperatura da água para lavar a cabeça não deve ser quente. “O calor excessivo desequilibra o pH dos fios, deixando as raízes oleosas e as pontas secas”, diz Erika Kaneshiro. Impossível resistir a um banho quentinho nos dias frios? Então vá de touca para o chuveiro, e retire-a só na hora de lavar o cabelo. Ou dê um pulinho no salão apenas para fazer uma lavagem profissional e garanta cabelos limpos e sedosos por mais tempo.


6- Usar o secador sem moderação
O vento quente do aparelho desidrata os fios, deixando-os ressecados e quebradiços. O primeiro sintoma visível é a ponta dupla e, nestes casos, o remédio é passar a tesoura. Usar 
diariamente o secador não faz mal, desde que seja em temperatura fria ou morna, a uma distância de 30cm das mechas. “Para protegê-las ainda mais, aplique máscaras hidratantes, pelo menos duas vezes por semana, e fluidos de silicone”, diz Valcinir Bedin.
7- Fazer rabo-de-cavalo com elásticos de escritório
Acessórios impróprios mantêm os cabelos esticados demais, por longos períodos, e repetidamente. “Tanto a raiz quanto o fio sofrem com esse estica-e-puxa, provocando até a queda definitiva”, explica o expert João Carlos Pereira. A solução (além de fazer rabos mais soltinhos) é evitar, a todo custo os elásticos de borracha, as presilhas de metal e “acessórios” como lápis e canetas. Previna-se, deixando na gaveta do escritório ou na bolsa piranhas de plástico e elásticos largos e macios, forrados com tecido.
8- Escovação compulsiva
Já ouviu da sua avó que devemos escovar o cabelo 100 vezes por dia? Esqueça! Isso não passa de mito. “Quanto mais escovamos, mais criamos atrito e fragilizamos os fios”, resume João Carlos Pereira. A tração vigorosa e constante para desembaraçar ou pentear bifurca as pontas e reduz o crescimento. Evite escovar com pressa e com muita força. Para desembaraçar, comece a partir das pontas, subindo, aos poucos, para a raiz. Isso evita o acúmulo de nós e a quebra dos fios.
9- Chapinha no cabelo molhado
O aparelho só deve ser utilizado em fios totalmente secos. Caso contrário, a prancha aquecerá a água que ainda está dentro do cabelo, causando o “estufamento” da sua camada externa. O resultado é uma cabeleira fraca, que quebra facilmente. Prefira pranchas de cerâmica, que mantêm a temperatura controlada, e proteja os fios com leave-ins específicos.
10- Alimentar-se como um faquir
“Restrição alimentar severa priva as raízes de vitaminas, minerais, aminoácidos e proteínas,” alerta João Carlos Pereira. Uma pessoa saudável perde, diariamente, de 50 a 100 fios. A carência de nutrientes ocasiona uma perda que pode ultrapassar o dobro deste limite. Assim, consuma alimentos como beterraba, espinafre, brócolis, carnes etc.

Vi na 
Marie Madame

Nenhum comentário:

Postar um comentário