Espinhas

Jovem+Espinhas= DESESPERO  
Espinhas realmente deixam qualquer um desanimado para ir naquela festa que apareceu ... enfim, mas se você souber como ela aparece, como tratar, todo esse seu despero vai acabar.

 O que é ?
Acne, popularmente conhecida como "espinha", é uma inflamação do folículo pilossebáceo. É através deste folículo que o sebo faz seu percurso das glândulas sebáceas (onde é produzido) até a pele. 

Prevenção

 Limpeza:

Para prevenir o aparecimento das espinhas, é fundamental controlar a oleosidade da pele. A forma mais simples e eficiente de controle da oleosidade é através da higienização adequada.
Atualmente, estão disponíveis muitos tipos de sabonetes, loções higienizantes e adstringentes para tratar adequadamente a pele com espinhas.
  
Esfoliação:

 A esfoliação da pele é bastante importante para desobstruir os poros entupidos. Os esfoliantes contêm ácido salicílico e glicólico, que encorajam a descamação da camada superior da pele. Isso previne o acúmulo de células mortas de pele que, juntamente com os óleos naturais da pele, contribuem para obstruir os poros.

  Mitos e Verdades

1 – Ansiedade e estresse pioram a acne.
VERDADEIRO. A ansiedade e principalmente o estresse podem sim agravar a inflamação e as espinhas. 
 
2 – Chocolate provoca espinhas.
FALSO. Não há estudos científicos que comprovem que qualquer alimento específico, inclusive o chocolate tenha relação com a acne.

3 – Existem medicamentos que desencadeiam o processo acneico.
VERDADEIRO. Há medicamentos que podem induzir quadros de acne, conhecidos como erupções acneiformes. Entre eles é possível citar os corticóides, vitaminas do complexo B, lítio, isoniazida, entre outros.

4 – A acne só atinge os adolescentes e depois desaparece na fase adulta.
FALSO. Normalmente a acne aparece durante a adolescência, já que é nesta época da vida que os hormônios estão em profunda ebulição. Mas, isso não significa que adultos não tenham acne. O quadro pode durar da adolescência até a fase adulta ou aparecer mais tarde. É necessário tratar a doença logo no início, para que a acne não provoque cicatrizes e se transforme em um problema crônico. Há casos ainda de espinhas em bebês e crianças, constituindo a acne infantil.

5 – Intestino preso e acne têm relação.
FALSO. A função intestinal irregular não tem relação com a acne.

6 – O clima interfere na qualidade da pele.
VERDADEIRO. O suor no verão, associado ao uso de filtros solares gordurosos, podem piorar a oleosidade da pele. 

7 – Cosméticos em excesso podem prejudicar a pele e causar espinhas.
VERDADEIRO. Para manter uma pele saudável é fundamental mantê-la limpa e hidratada. Cosméticos muito gordurosos ou do tipo “pancake” podem piorar o aspecto da acne, principalmente em peles do tipo oleosa. Produtos com rótulos “oil free” ou “não comedogênicos“ são os mais indicados neste caso.

8 – O sol ajuda no combate à acne.
FALSO. Pode ocorrer uma melhora inicial nas lesões inflamatórias, mas não há evidência científica direta de que o sol melhore as espinhas. 

9 – A poluição das cidades aumenta a probabilidade se desenvolver acne.
FALSO. A coloração preta dos comedões abertos, ou pontos pretos, está relacionada à oxidação da gordura e não à presença de sujeira na pele ou nos poros.

10 Posso resolver meus problemas de acne apenas com limpeza da pele e pomadinhas.
FALSO. Existem diversas formas de combater as espinhas, dependendo da gravidade do problema e de quão avançada ela está. O tratamento pode ser feito com medicamentos tópicos à base de peróxido de benzoíla, ácido salicílico, antibióticos ou ácido retinóico. O tratamento oral é feito com antibióticos ou com retinóide. O retinóide oral para acne (substância derivada da vitamina A, conhecida como isotretinoína), reduz o tamanho das glândulas sebáceas e modifica a composição das gorduras contidas no sebo, além de reduzir a inflamação. O dermatologista é quem poderá analisar cada caso e indicar o melhor tratamento.

Receitas Naturais 


Abacaxi: Misturar duas colheres das sopas de mel com meia xícara das de chá de duso fresco de abacaxi. Mexer até formar uma pasta. Espalhar sobre a pele, massageando suavemente. Deixar por meia hor. Enxaguar com água fria.
Alimentos crus: Adotar dieta de alimentos crus por alguns dias e tmoar água-de-coco nos intervalos.
Frutas cruas: Substituira, ao longo de semanas, uma refeição diária por figos, que agem como depurativos. Pode-se escolher outra fruta, como mamão, maçã, uva, pêra, laranja ou abacaxi.
Pepino: Tomar seis pepinos maduros. Biparti-los em sentido longitudinal. Retirar a polpa e colocá-la em um vidro de boca larga. Bater uma  clara de vovo, juntar 100g de água de rosa e deitar sobre a polpa no vidro. Mexer bem. Acrescentar 50g de álcool puro. Usar contra manchas, sardas, rugas, etc., e para suavizar e embelezar a pele.

Atenção ! 
Se você achar que as espinhas estão piorando,ou estão muito inflamadas, vá ao um dermatologista, ele saberá o que fazer. 
Outra coisa, você não é o único jovem que tem espinhas, concorda ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário